Escolha uma Página
Compartilhe essa newsletter

News of the week

Os acontecimentos mais importantes do mundo de inovação diretamente para você.

Nessa semana estava indo para uma reunião quando o meu telefone toca. Era um ex-presidente do Banco Central. Nunca tinha falado com ele. Nem sei como ele conseguiu o meu número para ser sincero. Como está a A5, ele perguntou. Muito bem, eu respondi. Comecei a ficar animado. Não é todo dia que coisas assim acontecem. Ai ele me perguntou se eramos proximos do pessoal da Keycash. Confirmei que sim. Minha curiosidade já estava no máximo. Deve vir coisa grande. Parei tudo que estava fazendo. Foi ai que a intenção dele se revelou: Precisava vender a casa dele rápido.

News of the week

Os acontecimentos mais importantes da semana.

 

A5 Challenge começou!

Aqui vai a abertura do A5 Challenge em números:

+ 400 pessoas
+ 90 grupos
25 jurados
12 horas de evento
40 Kg de carne
250 Hamburgueres
60 metros de sanduiche
125 litros de refrigerante
75 litros de suco
200 litros de água
500 cervejas
E não sobrou nada!

Estamos impressionados até agora com esse tanto de jovens dedicarem o domingo inteiro (e ai pensa que também abriram mão da balada de sábado a noite!) para participar do evento. Começamos com duas grandes palestras do Pedro Conrade, fundador e CEO do Neon, e do Lucas Tuffi, diretor da Agrotools. Dois caras jovens, com menos de 30 anos, mas já extremamente bem sucedidos. Contaram um pouco pro pessoal como é esse mundo das startups e do empreendedorismo. Uma verdadeira aula!

Depois apresentamos 3 das nossas startups. Dress & Go (moda), Zarpo (turismo) e Justa (meios de pagamento). Os participantes tiveram 4 horas para resolver o case: Em qual das 3 investiriam e porque? Dos mais de 90 grupos, selecionamos 16, que passarão para a 2º Fase, onde se tornarão o empreendedor da empresa que decidiram investir e vão desenvolver um plano de negócios e um pitch de captação para ela.

O evento continua pelas próximas duas semanas, e vamos contando para vocês. Lembrando que o prêmio é uma viagem com tudo pago para participar do Web Summit em Lisboa, a maior conferência de tecnologia do mundo!

Trends to watch.

De olho nas tendências mundo afora.

 

Mobilidade urbana

Uma das maiores discussões atualmente é a questão da mobilidade urbana. Apenas nos EUA, se perde 29,6 bilhões de horas indo e voltando do trabalho. É um gasto monumental de tempo, energia e potencial humano. Podcasts, músicas e nem mesmo meditação mindfulness fazem desse momento algo completamente tranquilo. Não é absurdo que criamos carros que andam a centenas de quilômetros por hora, mas dirigimos eles na mesma velocidade das carruagens de séculos atrás? E se eu te dizer que a solução desse problema está dentro de cada um de nós. A biologia está no ramo de transportes faz bilhões de anos. Pode-se dizer, sem sombras de dúvidas, que ela é a maior especialista no setor. Ela construiu o maior e mais complexo sistema de transporte de nutrientes, gases e proteínas da história. São quase 100,000 quilômetros de cumprimento de veias. Isso equivale a 2,5 a circunferência terrestre. Em cada um de nós! E as lições são aparentes: 1) A primeira lição é que tem que ser tridimensional. Enquando isso, tirando uns túneis aqui e uns helicópteros ali, nosso transporte continua extremamente horizontal. Só agora estamos começando a ver novas soluções entrando para atacar essa questão, como a The Boring Company, o ônibus suspenso chinês(foto), pods elevados em Tel-Aviv e Abu Dhabi e, claro, carros voadores. 2) A segunda é nunca parar. Estima-se que 30% do tráfego urbano é gerado por causa das pessoas procurando vaga. E pegando esse gancho, entramos na terceira lição. 3) Compartilhamento. Esse parece um termo novo mas a biologia já o utiliza a muito tempo. Os nossos glóbulos vermelhos não são dedicados a determinados órgãos. Eles são compartilhados por todo o organismo. É preciso utilizar todo o espaço disponível. Enquanto isso, no nosso mundo, mais de 85% dos carros carregam apenas 1 pessoa.

Deep dive

Uma seleção de artigos e reportagens interessantes.

 

Visualizing the Scale of Plastic Bottle Waste Against Major Landmarks

Se fala muito que uma imagem vale mil palavras né? Bom, essa imagem ai em cima vale 39,6 bilhões. Mas não são palavras, são garrafas de plástico. Essa é a quantidade que se é descartada todo mês no mundo. E essa é apenas a ponta do iceberg. Existem todos os outros usos de plástico também. O vilão não são só a garrafa ou o canudo. De fato, apenas 6% de todo o plástico produzido desde 1950 foi reciclado, com a maioria terminando em aterros sanitários como lixo ou sendo incinerada. Então tira 6% dessa montanha ai e pensa que isso acaba em algum lugar no mundo abandonado. Todos os meses! Uma hora essa conta não vai fechar mais.

O Canadá e a União Européia (UE) proibirão certos plásticos de uso único até 2021. Outros 60 países também estão adotando políticas semelhantes. As empresas também estão tomando medidas para reduzir o impacto. Um bom exemplo disso é a Unilever, que assumiu o compromisso de tornar todas as suas embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025.

Hora de se mexer! Visual Capitalist

Never doubt that a small group of thoughtful, committed citizens can change the world; indeed, it is the only thing that ever has.

 

Margaret Mead

© Copyright 2018
Todos os direitos reservados por A5 Capital Partners


Compartilhe essa newsletter